sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ultima quinta da galera que estava de férias

Sobrou para mim escrever este post, mas vamos lá.  Teve um pessoal (Leandro, Victor Zavandor, Felipe Cunha, e Warny) que chegaram mais cedo e começaram os trabalhos com um Louis XIV.  Quando cheguei ainda estava na metade. No mesmo momento chegaram o Kildare, o Henrique e o Tiago.
Ai começamos os trabalhos com um RA.  O Kildare que tem milhares de partidas ganhou facil. Seguido do Warny, Tiago e eu.
Nisso o Warny e o Tiago foram para uma mesa de Caylus junto com o Victor Zavandor e o Caldas.
Ai o Nuno chegou e eu o Kildare e o Henrique sacamos um San  Juan.  Foi uma partida bem interessante, porque faz muito que eu não jogo a versão em ingles, só jogava a minha versão em portugues.  Ai me perdi um pouco e o Henrique ganhou seguido do Kildare, do Nuno e para variar eu em último.
Com a saida do Kildare e a chegada do Juan, optamos por montar uma mesa de Kingsburg. No final o Henrique terminou ganhando junto comigo e o Nuno e o Juan em ultimo.
Tinha um pessoal que montaram uma mesinha de Railwood Tycon.  Que deve ter demorado muito.
Antes de ir embora, rolou uma partida de Samurai, na qual para variar fiquei em último.
Mais tarde eu posto umas fotos para o pessoal ver.
Agora é esperar pelo report do Cadu, e amanhã (sábado, 31/07) é dia de Castelo das Peças em copacabana.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Coleção fixa do Spaguetti. É chegar e jogar.



Com a jogatina firme toda quinta-feira o nosso anfitrião Caldas levou sua "pequena" coleção que agora virou o acervo fixo do Spaguetti.

Tem jogos para todos os gostos, part-games, jogos "cabeçudos", clássicos dos jogos modernos, praticamente tudo do Martin Wallace, Alea big-box. Enfim, é chegar, escolher o "prato do dia" e mandar ver.

Mas você também pode levar os seus jogos para apresentar a galera, esteja à vontade.

O convite está feito. Toda quinta-feira à partir das 18:00h.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Quinta animada...desde as 14:00h!!!!

Esse pessoal que tá de férias realmente gosta de uma jogatina. O povo começou a chegar ontem as duas da tarde e quando eu cheguei as 19:00h já tinha uma mesa de Warriors Knight e uma da In the Year of the Dragon rolando.

Com a chegada de mais dois jogadores puxamos um Samurai para esquentar. Era a primeira ver do Caio e do André no jogo, mas eles pegaram rápido o esquema e fizemos uma partida equilibrada.


Tabuleiro central do Kingsburg.

Na hora da pontuação cada um tinha uma das maiorias e na contagem geral eu e o Caio empatamos em pontos e dividimos a vitória.

Depois o Juan sentou na nossa mesa e começamos um Kingsburg, usamos dois elementos da expansão (os tiles para ajudar na porrada e as cartas de evento). Nesse jogo eu levei alguma vantagem por já ter mais partidas.


Galera jogando o Walhalla.

Depois que assumi a liderança não larguei mais, o Caio ficou bem em segundo mas na última batalha apanhou muito e perdeu 8 pontos, o que fez com que o André terminasse em segundo, ele em terceiro e o Juan em quarto.

Depois disso fui joguei duas partidas de TAMSK com o Rodrigo. Era o único GIPF Project que eu ainda não tinha jogado, e apesar do jogo ser interessante fica abaixo os outros 6 "irmãos". Tomei uma coça nas duas partidas (Rodrigo devolveu a coça no GIPF que ele tinha tomado, heheheh).


Distribuição das cartas no fraco WAR Cards.

Fomos para mesa com Groo e Shamou para uma partidinha de Hey, that's my Fish e de WAR Cards.

O primeiro foi bem rapidinho e eu ganhei por 2 pontos de diferença para o Rodrigo, com o Groo em terceiro e o Shamou em último.

Já o WAR Cards é um lançamento da GROW que usa cartas ao invés de dados e tabuleiro. Bem, a premissa é interessante, mas o resultado ficou aquém do esperado, o jogo é bem desbalanceado e as cartas de dados são tão aleatórias quanto a própria rolagem. Enfim, vitória do Rodrigo que cumpriu seu objetivo (Ásia e América do Norte).


O novo Age of Industry ou como apelidaram Brass light.

WALLACE da SEMANA : Age of Industry com Caldas, Victor, Leandro e Warny

sexta-feira, 16 de julho de 2010

E a farra começou cedo!

Ontem a jogatina começou as 16:00h, mais uma vez casa cheia e a chuvinha que caiu ontem só ajudou para dar aquela vontade de ficar jogando mesmo.

Eu como não tenho essa folga toda, cheguei tipo 19:30 por lá e já tinham umas mesas rolando Macao e o Roll Through the Ages, aproveitei para jantar e ir montando uma mesa de Asteroyds.


Pessoal jogando Golbräu e Clans.

Esse é um jogo de corrida espacial com seleção simultânea de ações, só que além de você ter que prestar atenção nas outras naves, também tem os asteroides que se movem e podem atrapalhar um bocado na movimentação. E como se isso não fosse o suficiente, toda a resolução das ações é norteada por um timer que depois de exatamente um minuto, faz com que os jogadores parem e que comece a movimentação propriamente dita.

O jogo é divertido, rolou uma partida relativamente rápida e vai ver mesa outras vezes. Acabou com a vitória do Flávio que passou pelos quatro check-points na mesma rodada que o Rogério, mas levou no critério de desempate.


A divertida corrida espacial no Asteroyds.

Depois disso as mesas foram se rearrumando, já tínhamos um quorum grande e abriram-se partidas de Goldbräu, Tikal, In the Year of the Dragon e eu fui jogar um Steel Driver.

Mais um Martin Wallace que eu ainda não tinha jogado. Nesse os jogadores investem em empresas para receber os lucros com a expansão ferroviária (sério, trem num jogo do Wallace?) e no final quem tem mais grana ganha.


Transamerica?? Não esse é o mapa do Steel Driver.

A mecânica lembra um pouco o esquema do Imperial, onde ninguém é dono de nada. Mas no Steel Driver, em cada uma das cinco rodadas todas as empresas são leiloadas então os donos vão mudando o tempo todo. No final ainda tem uma questão de "set-collection" para definir o lucro final de cada empresa.

Bem bacana, rápido e interessante. O Bouzada acabou em primeiro empatado com o Victor, com o Gonzalez em terceiro, Nuno em quarto e eu em último.


Pose pra foto da galera jogando In the Year of the Dragon.

Enquanto o Steel ia acabando fui explicar o Monkey Lab para o Leandro, Warny e Filipe. Bem, esse é um jogo de cubreagem onde macacos de laboratório tentam libertar seus amigos. Para isso os jogadores precisam utilizar as "peças" certas num set, só que tem os outros macacos ficam atrapalhando esse trabalho e tem o "guarda-belo" que também enche o saco.


Outro que viu mesa foi o colorido Kamisado.

Enfim, joguinho farra que diverte. Boa pedida para eventos ou para jogas despretenciosas. O macaco do Filipe ganhou, com o Warny em segundo, eu em terceiro e o Leandro em último.

Depois disso ainda deu tempo de 3 partidas de GIPF com o Leandro para relaxar, ele que também é fã de jogo abstrato se amarrou (apesar de ter perdido as três). O resto da galera ainda ficou até umas 2h da matina por lá.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

E o público tá aumentando!

Ontem foi (até agora) a edição mais cheia do Spaguetti, no total passaram pelo Spoleto mais de 25 pessoas e tivemos em um momento 5 mesas simultâneas de jogos.

Eu cheguei já com um Cartagena (Shamou, Groo e mais dois novatos) e um Princes of Florence (Bouzada, Warny, Victor e Renato) rolando, fiquei na "de fora" e depois me juntei à galera do Cartagena para apresentar o Factory Fun.


Minha fábrica pronta no Factory Fun.

Já joguei uma penca de vezes esse jogo e nunca me canso. Foi a primeira vez que joguei com 5 fábricas e fica com muitas máquinas para escolher, bem legal. Acho que o pessoal gostou também.

Depois a galera foi chegando e na rearrumação das mesas fiquei com o Flávio, Franklin, Caldas e Daniel para jogar um In the Year of the Dragon.


Galera animada jogando o Princes of Florence.

A partida foi bem boa comigo, Franklin e Flávio disputando a liderança, mas no final depois de algumas decisões mal-tomadas fiquei longe dos dois. Acabou o Franklin em primeiro, Flávio em segundo, eu em terceiro quase sendo alcançado pelo Daniel e o Caldas em último.

Depois disso joguei duas partidas de GIPF com o Rodrigo. Mais um excelente jogo da série (resenha mais detalhada deles no meu blog) e esse tem uma movimentação do tabuleiro bem interessante e faz com que esse seja o mais dinâmico da série. Ganhei as duas (100% Rodrigo!!!).


Mesa cheia no Dicetown.

Eu saí tipo 1 da manhã e ainda tinham umas 15 pessoas animadas jogando. Está montado o novo ponto de encontro dos jogadores cariocas!


Complemento do Shamou: Antes do Cacá ir embora rolou uma partida de Dicetown com o Franklin, Flavio, Groo, Daniel e Shamou.  O Flavio ganhou a partida meio que disparado.  E eu  fiquei em último.


Na mesa do lado do Dicetown tava rolando uma partida de Clans e logo a seguir uma de Cartagena.  Quando a acabou a partida rolou uma outra de Setlers of Catan (a galera tava animada para treinar para o campeonato) e quem ganhou foi o novato do irmão da Lorena.

Complementando o Cacá, o Spaghetti esta realmente se firmando com o mais novo ponto ludico carioca.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

01/07-Spaguetti das Peças: Como foi

O mês lúdico carioca começou bem, quinta-feira passada rolou um Spaguetti com mais de 15 pessoas e com 4 mesas simultâneas onde rolou de tudo um pouco: Catan (com a galera treinando para o campeonato), Rise of Empires, Endeavour e SmallWorld.


Casa cheia nessa quinta, povo jogando Rise of Empires.

Eu joguei umas paradas legais. Logo de cara o Warny me apresentou um joguinho de "draft" chamado Fairy Tale. Muito bacaninha e gostoso de jogar, cabem até 6 pessoas e flui bem. Na nossa partida o Leonardo (primeira vez nos eventos) levou comigo em segundo, seguido do Warny, Lorena e o amigo dela (que eu esqueci o nome).

Depois disso eu, Lorena, Warny e Filipe partimos para uma partida de Leonardo da Vinci que a Lorena tem e nunca conseguiu jogar (até quinta passada).


Tabuleiro do Leonardo da Vinci.

Como na maioria das "primeiras partidas" de Leonardo o povo que jogou pela primeira vez ficou meio perdido, acabou que ficou entre eu e o Filipe, mas ele conseguiu fazer a pesquisa de 20 dinheiros no final e me ganhou, com o Leonardo em terceiro e a Lorena em último.

Depois disso o povo foi pra mesa de Catan e eu e o Filipe jogamos uma partidinha de Pocket Battles. Joguinho bem interessante, rápido e estratégico, com maior conhecimento das unidades acho que a fase de montagem dos exércitos fica menos aleatória.


O interessante Pocket Battles e seu "tabuleiro".

Mas o jogo em si é bem bacaninha, verá mesa novamente com certeza. Essa semana além da joga de quinta temos também o Campo de Batalha no sábado.
Atenção galera: quinta-feira, 08/07/2010, é dia de Spaghetti das Peças.  Para quem curti jogos de tabuleiro modernos, esse evento é uma boa oportunidade de conhecer e se divertir com os amigos.


Horário: das 18h à 01h
Local: Spoleto
Entrada: gratuita
Endereço: Rua Real Grandeza, 212 - Botafogo - Rio de Janeiro
Referência: em frente à Furnas

Nos vemos lá!