sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Spaghetti das Peças: 16/09

Esse Spaghetti , por alguma razão, não encheu tanto e , pela primeira vez, tivemos uma quantidade maior de novatos do que da galera "de sempre" o que me deixou muito feliz. Quando eu cheguei, o Warny estava tentando garantir uma vitória fácil no mas felizmente conseguiu impedir isso montando uma mesa de Utopia.


O lindo tabuleiro/peças do Utopia. Foto BGG.

É uma das big boxes da Matagot e a produção é impecável. O jogo basicamente roda até algum jogador completar 50 pontos. Jogamos em cinco, learning session para todos nós. Durante boa parte do jogo eu fiquei com zero pontos e sem Wonders (uma construção muito boa que te dá, em média, 20 pontos por partida). No entanto, não ter construído Wonders me permitiu mais flexibilidade para a construção dos monumentos (outra forma de ganhar pontos). Depois de um pouco mais de 2h, eu consegui uma vitória super apertada (e para espanto da mesa) sobre o Roger (2 pontos de diferença) com uma boa vantagem sobre o Daniel (3º), Warny (4º) e Leandro (5º). Aparentemente, o mecanismo de "catch up" funcionou bem. O jogo é bem legal, a galera gostou bastante. Ele se enquadra na categoria do "tático", ou seja, a cada rodada, recebendo cartas novas, você precisa reavaliar sua posição no tabuleiro e o que fazer com suas cartas.


Um close nas peças do Samurai. Foto BGG.

Para os Eurogamers mais avessos à sorte (Warny/Wykthor&cia) acaba não empolgando. Para quem não liga para uma dose bem razoável (mas com certo controle) de sorte é uma ótima pedida. Pretendo jogá-lo novamente com menos jogadores.

Um pouco depois da nossa partida começar, rolou um Endeavor com cinco jogadores (a maioria deles parte integrante da galera nova). Acabou tendo um empate técnico em pouco mais de 2h. A galera gostou bastante.

Alguns debandaram e outros jogaram uma partida de Samurai.

O Leandro Pires puxou um Puerto Rico "newbie" para 3 jogadores.


Mais um brain-burner de qualidade, GOA. Foto BGG.

E eu, Warny e Caldas fomos jogar uma partida de Goa. O Goa foi um jogo que eu só tinha jogado uma vez com o Bouzada e alguém da turma do Caos. Tive uma impressão bem ruim dele na primeira vez. No entanto, presenciei uma partida recente e decidi "dar uma chance". E não me arrependi. O jogo é fantástico se bem jogado. A mecânica do leilão de lance único, múltiplos caminhos para vitória, cobertor (muito) curto e alto nível de gerenciamento dos parcos recursos. A partida durou aproximadamente duas horas e no último turno , no detalhe, consegui uma vitória apertada de 1 ponto sobre o Caldas. Entrou na wishlist (se for mesmo relançado).

No apagar das luzes, ainda rolou uma partidinha de Lost Cities. Excelente Spaghetti com partidas muito apertadas (empate no Endeavor e no Samurai e vitórias magras no Utopia/Goa).

Aguardo vocês no sábado ;)

Spaghetti das Peças - Edição Mensal

Está agendada para esse sábado, 18/09/2010, a 5º Edição Mensal do Spaghetti das Peças.

Local: 2o andar do Spoleto
Endereço: Rua Real Grandeza 212 (próximo da Mena Barreto) - Botafogo
Horário: A partir das 11:00h com término previsto às 22:00h
Acervo: mais de 150 jogos clássicos
Entrada: Livre


Contamos com a presença de todos!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Aniversário nômade do Caldas

Ontem rolou mais uma edição com aniversário, e desse vez o aniversariante era o nosso anfitrião Caldas. Mas como rola aquilo de "inferno astral" o Spoleto da Real Grandeza ficou sem luz e o evento perigou não acontecer, até que conseguimos em cima da hora ir para o Spoleto do Largo do Machado.


Edit : Graças ao Filipe Cunha pelo menos a foto do bolo ficou registrada!

Aí a festa realmente foi boa, tivemos quase 20 pessoas ontem e muita coisa boa rolando. Mesas com Game of Thrones LCG, Glory to Rome e Dixit.

Eu comecei a noite num mesão de David & Goliath, joguinho rápido de vaza com umas regras bem interessantes. Partidinha boa, vitória do Luis comigo chegando em último.


Detalhes do tabuleiro do Egizia com o Nilo e suas tarefas.

Depois dessa enquanto armavam uma mesa de Le Havre e outra de Rum & Pirates nós montamos um Egizia (que tá sendo o xodó das últimas jogas).

E o jogo bem merece esse "hype" todo, basicamente é alocação de trabalhadores (no caso barcos) para realizar ações que te dão pontos, até aí nada demais, mas o jogo tem uma série de funções e sacadas muito boas, que fazem ele merecer um destaque entre os co-irmãos de mecânica.


A arrumação do Game of Thrones LCG, parece bacana.

Na nossa partida o Victor conseguiu uma vantagem enorme mas quase conseguiu ser alcançado pelo Luis no final, já o Bouzada chegou em terceiro comigo em último.

O Spoleto do Largo do Machado fecha mais cedo, então não sobrou muito tempo, enquanto um grupo montava um Small World (que não deve ter terminado) eu e o Filipe jogamos o Campaign Manager 2008.


Os estados disputados durante o Campaign Manager 2008.

Grande jogo onde cada jogador assume a responsabilidade de eleger o Obama (eu) ou o McCain (Filipe). A mecânica principal é card-draft e é super simples de explicar e rápido de jogar.

Depois do Obama abrir grande vantagem (vencendo as prévias nos estamos com mais votos), o McCain chegou a ameaçar no final, mas não teve tempo, deu Obama no Spoleto tb (ehehehehe).

Fotos do BGG por que as que eu tirei desapareceram quando fui passar pra HD.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Noite de novidades no Spaghetti

Depois de faltar nos dois últimos encontros (o da quinta e o de sábado) ontem foi dia de voltar às mesas do Spoleto para jogar com os amigos.

Como já tinha combinado previamente pelo grupo do yahoo, estava levando duas novidades, o Chocolatl e o Java.


O tabuleiro central do divertido Chocolatl.

A primeira mesa foi com o Fel, Daniel, Thiago e Léo Rossi e puxamos um Chocolatl. Esse é um jogo onde os jogadores tem um deck de cartas e com elas fazem "oferendas" nos 6 espaços do tabuleiro para conseguir benefícios e pontos durante o jogo.

Como era a primeira partida de todos, ficamos meio perdidos nas primeiras rodadas, mas logo o jogo foi "ecaixando" e vimos que ele é bem interessante. Depois de pouco mais de uma hora o Daniel ganhou com o Fel em segundo, Thiago em terceiro, Léo em quarto e eu em quinto (muuuuito lá atrás).


Daniel ensinando o Catan para o pessoal novo.

Depois disso enquanto rolavam umas mesas de Shipyard, Catan, Cleopatra e Shipyard eu, Fel e Rômulo jogamos um Gang of Four rapidinho para esperar o Zé chegar. Joguinho de vaza rapidinho onde eu acabei ganhando.

Depois o Fel foi apresentar o Stone Age para a galera, e eu, Zé e Rômulo jogamos a minha segunda novidade, o Java.

Esse apesar de novo na ludoteca, é um título rodado já. Ele é o segundo da chamada "trilogia das máscaras" da dupla Kramer/Kiesling e era o único que eu ainda não tinha jogado.


A nossa disputa territorial no Java. Jogão!

Nele temos pecinhas de terreno (que podem ser arrozais ou vilas) e temos que ir juntando as cidades para poder crescer palácios nelas e pontuar. Além das festas que são feitas nos palácios para aumentar essa pontuação (através de cartas).

Como nos outros dois irmãos, ele usa pontos de ação como mecanismo e é visualmente muito interessante, pois os terrenos podem ser sobrepostos o que dá um visual de relevo muito bacana.


Em outra mesa, rolava um Shipyard.

Na nossa partida apesar de ter pontuado bem durante o decorrer do jogo, na pontuação final fui cubreado pelo Zé que conseguiu a melhor colocação em praticamente todas as cidades e ganhou com folga, eu e o Rômulo terminamos empatados.

Para terminar a noite enquanto rolava um Goa e um Tikal (outro dos três irmãos de máscaras) eu, Fel, Zé e Rômulo jogamos um Roll Through the Ages rapidinho com vitória do Fel.